Competições de montaria começam nesta quarta-feira (31) na Divinaexpo

Um dos momentos mais aguardados da Divinaexpo, o rodeio completo, terá início nesta quarta-feira (31), na arena do Parque de Exposições. A largada das competições será dada pela montaria em cavalos em uma das etapas da Copa Panther. Esta modalidade, em estilo Cutiano, teve início em Barretos na década de 1950. Na prova, o competidor deve se segurar nas rédeas com apenas uma das mãos. Quanto mais alto o animal pular, maior o grau de dificuldade ele apresentar e o competidor obter domínio da situação, melhor será sua pontuação, que varia de zero a cem pontos.

Já na quinta-feira (01), o grande destaque é para a montaria em touros do Monster Energy PBR, um dos maiores campeonatos de montaria em touros do mundo. Nesta prova, os competidores devem se equilibrar em cima dos animais e segurar a corda que envolve o corpo do animal com apenas uma das mãos. A outra mão deve ficar livre e não pode encostar em nenhum local do corpo do competidor, do animal ou em qualquer parte da arena. Cada montaria dura oito segundos e a pontuação varia entre zero e cem pontos. O uso de quaisquer equipamentos que possam provocar lesões nos animais é terminantemente proibido. Os competidores buscam uma vaga na final do PBR Brasil que será em agosto na cidade de Barretos, e, posteriormente na Final Mundial da PBR USA. Com o título de Divinópolis no currículo, essa vaga fica muito próxima. Além disso, na Divinaexpo, a premiação passará dos R$ 200 mil.*

Ao longo da semana, o público também poderá conferir provas de Laço em Bezerro, Laço em Dupla, Buldogging e Três Tambores. Todos os animais que fazem parte das competições são monitorados através de câmeras e por quatro veterinários que permanecem 24h de plantão. Dessa forma, a integridade física de todos os animais e também dos atletas é garantida. Confira a programação das competições:

 

31/05 - Quarta-feira

Montarias em Cavalos – Copa Panther

01/06 - Quinta-feira

Montarias em Cavalos – Copa Panther

Montarias em Touros – Monster Energy PBR

02/06 - Sexta-feira

Bulldogging

Laço em Dupla

Laço em Bezerro

Três Tambores

Montarias em Cavalos – Copa Panther

Montarias em Touros – Monster Energy PBR

03/06 – Sábado

Bulldogging

Laço em Dupla

Laço em Bezerro

Três Tambores

Final das montarias em Cavalos – Copa Panther

Montarias em Touros – Monster Energy PBR

04/06 - Domingo – entrada franca

Final Bulldogging

Final Laço em Dupla

Final Laço em Bezerro

Final Três Tambores

Final Montarias em Touros – Monster Energy PBR